quarta-feira, 8 de maio de 2013

Como definir o que é parto humanizado ?


Hoje a expressão "parto humanizado" entre as gestantes, doulas, militantes do parto normal e profissionais da saúde e outros admiradores desse assunto virou moda!  Mas então o que é realmente o tão falado e tão sonhado parto humanizado?

Para alguns, parto humanizado seria um parto totalmente natural, sem intervenções desnecessárias, em um ambiente acolhedor, com pouca luz , com a presença de familiares e pessoas de confiança da gestante, recursos para uma  analgesia natural como massagens, banheira, bola entre outros. Este seria o sonho de qualquer doula, inclusive o meu !

Mas será que esse quadro tão perfeito para alguns, seria humanizado para uma gestante que tem um verdadeiro pavor de parto normal ? Que mesmo sendo explicado, conversado, mostrado todas as vantagens de um PN , e mesmo assim só de pensar nisso ela treme e passa mal ? E uma gestante que passou por um grande trauma no passado ?

É óbvio que como doula, com todos os meus primcipios e tudo o que eu acredito, é difícil de aceitar , mas o significado da palavra humanização é tornar mais humano, ter compaixão pelo próximo, cuidar bem daquele que precisa de nossos cuidados.

Então, parto humanizado seria o parto em que a gestante se  sinta feliz, segura, com sua vontade respeitada, que todos os procedimentos lhe sejam explicados, que não haja enganos, mentiras para beneficiar médicos , hospitais e planos médicos. Que, se a dor se tornar realmente insuportável, lhe seja concedida uma analgesia (mesmo sabendo dos riscos da mesma), que ela tenha todos os recursos necessários, que seja tratada realmente como um ser humano que tem um nome, que tem desejos, dúvidas e temores, que não haja nenhum tipo de violência física ou mental , enfim que ela tenha o tratamento que ela merece neste momento especial de sua vida.

Mas, aí entra uma outra questão: o que é humanizado para o bebê ? Um dia ouvi um médico que dizia que se pudéssemos perguntar para o bebê como ele prefere nascer, ele  certamente responderia : de parto normal !

Então o que é"melhor" para a mãe que escolheu a cesárea eletiva, não é o melhor p o seu bebê ?

E, assim seguimos com a eterna dúvida, como realmente humanizar a obstetrícia ?

E só me vem uma resposta à mente:  amar as nossas gestantes e amar o que fazemos que é cuidar delas! Cada um na sua área , doulas , médicos, obstetrizes, enfermeiros, etc... todos buscando o melhor  para  mamães e bebês !

Carla Bichara



 Por favor , deixem suas opiniões e comentários sobre este assunto tão polêmico !

Nenhum comentário:

Postar um comentário