terça-feira, 28 de maio de 2013

Preconceituosa, eu ?

Tenho lido alguns fóruns, comentários e discussões em blogs de mulheres indignadas dizendo que estão se sentindo desrespeitadas, humilhadas e sofrendo preconceito por terem feito cesáreas necessárias ou não.

Então esses dias eu me pus à pensar: será que  realmente estamos cometendo esse tipo de violência ? Todas nós, militantes do parto normal, que encontramos uma verdade e sentimos vontade de realmente gritar ao mundo que o parto natural é o melhor para mãe e bebê, que há um monte de mentiras neste meio, que há "pessoas do mal" , ladrões  querendo roubar este momento mágico das gestantes, induzindo, abusando da confiança e do vínculo médico-paciente ? Nós, que nos dizemos tão  humanizadas????????? Será meu Deus? Será que viramos fanáticas, pessoas ditadoras, preconceituosas, que não respeitam o próximo?

Então eu me deparei com um texto lindo se eu não me engano da Ana Cris, eu não me lembro em qual blog...rsrs... eu leio tanto sobre esse assunto, que acabo me confundindo, mas continuando, o texto dela falava que quando lutamos por isso, ou quando as meninas contam seus relatos, dizendo que se sentiram mais mães, mais poderosas, mais mulheres depois que passaram pelo momento mais sublime de suas vidas, elas não estão falando de quem não fez, estão falando delas! Quando essas mulheres fazem passeata pedindo o parto normal. elas não tem frases nos cartazes dizendo "eu não respeito quem faz cesárea eletiva!" Elas estão pedindo respeito pelos SEUS desejos e vontades!

Então entendi que, vivemos uma falsa democracia neste país, se alguém se atreve pensar diferente dos outros, expor suas idéias, já é chamado de preconceituoso, se simplesmente  não concorda com o homossexualismo é chamado de homofóbico e se luta pelo parto humanizado é chamado de fanática!

Eu não vou deixar de lutar pelos meus valores, pelos meus princípios, não vou deixar de informar a verdade, de lutar contra as mentiras, não vou deixar de beneficiar tantas gestantes para não ofender algumas!

Somos todos iguais perante Deus , mas pensamos diferente uns dos outros , o meu certo pode ser errado p vc e vice versa, então vamos nos amar e nos respeitar as nossas diferenças!

Carla Bichara




5 comentários:

  1. Mesmo não sendo mãe concordo com você Carla! E sonho grande em ter PN, muitas amigas minhas com a mesma idade falam da cesárea como refúgio, como não "sofrer" e para mim é totalmente diferente, sendo que minha mãe passou pelos dois, eu nasci de PN e meu irmão prematuro de 6 meses em 2004, nasceu de cesárea pois como a minha mãe teve a bolsa estourada e ele virou, apenas tinha 880 gramas tiveram que optar pela cesárea depois de terem tentado o normal.
    Admiro por exemplo a Flavia (minha grande amiga mãe do Calebe e do Benjamin), que você até contou a história dela aqui, quando li o texto dela no blog dela, cheguei a chorar me imaginando na mesma situação e sendo corajosa tanto quanto ela foi..

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc Carlinha! Nós defendemos aquilo que acreditamos, e assim como quem acha q a cesárea eletiva, é a melhor opção; nós q pensamos diferente, e lutamos pelo parto natural, tbém temos o DIREITO de defender e dizer aquilo que pensamos!!!! O que ñ podemos fazer, é deixar de passar nossas experiências e informações, para as gestantes que estão ainda formando sua opinião!=)

    ResponderExcluir
  3. Carla eu penso que infelizmente em nosso país quem se expressa quem fala sua opinião é sempre chamado de preconceituoso, mais eu falo mesmo assim porque conheço os dois lados da moeda, eu fiz cesarea desnecessaria por pura opção e tive meu momento lindo com o parto normal.Hoje quando eu falo e defendo o parto normal não é de forma alguma julgando a pessoa e sua escolha, eu falo mesmo é pra tentar quem sabe "salvar " ela de se sentir como eu me sinto hoje com relação ao meu filho mais velho que nasceu da cesarea desnecessaria, olho nos olhos dele muitas vezes e peço perdão por te-lo arrancado de dentro de mim, eu penso que se eu me expressar quem sabe essa mãe me ouvindo falar da minha experiência mude, quem sabe Deus não a faz mudar de idéia e optar pelo parto normal.Eu falo na melhor das intenções mais nem sempre o outro vê da mesma forma,o certo mesmo é ter respeito por cada um e por cada escolha. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade eu sou totalmente a favor da LIBERDADE, o problema é que hoje essa tal liberdade esta sendo confundida e mascarada.
    Muitas mulheres pensam estar escolhendo uma cesária seletiva quando na verdade esta é sendo induzida aquilo.
    Outras mulheres hoje estão escolhendo não sentir dor, optando assim por uma cesária.
    Mas sinceramente, eu creio realmente que Deus criou tudo perfeito, será que realmente é uma dor horrível, porque apesar de eu ter passado por 12h de trabalho de parto com contrações de 2 em 2 minutos e cada uma durando 1m, eu ainda ouça tantas mulheres me falando que eu não posso opinar sobre parto normal. Será mesmo???
    Prefiro acreditar como meu GO disse que tive dois partos pra ter um bb, e posso dizer que não foram dores horrível, mas mesmo assim, prefiro acreditar que se são dores horríveis, Deus criou tudo perfeito!!!!
    As mulheres de hoje em dia são cheias de querer bater no peito e dizer que são "mas forte que muitos homens" mas não tem mais coragem de enfrentar um parto... ou eu sou realmente muito ogra pra sonhar com tudo isso ou os valores estão muito invertidos!

    ResponderExcluir
  5. Existe uma falsa liberdade, pois quando você diz para o seu GO que gostaria muito de fazer PN, ele fica te olhando como se ouvisse um absurdo. Esta foi a reação do meu GO.
    Fiz Cesárea no meu primeiro parto, mas foi decisão da minha GO, na qual acreditei piamente, porém no segundo fiz um PN super tranquilo sem nenhuma intercorrência.
    Então pus me a pensar que talvez minha GO acelerou o parto fazendo uma cesárea para economizar tempo...
    Como pude passar pelas duas experiências tinha certeza de como queria fazer meu terceiro . E quando falei para o meu GO me surpreendi com a reação dele, me perguntando se eu tinha certeza, blábláblá...
    Acho que nossos profissionais deviam estar mais atentos em esclarecer nossas duvidas e deixar muito claro quais são os procedimentos de cada tipo de parto, não tentar nos influenciar para o comodismo deles.
    Ser contra ou a favor talvez não tenha importância quando temos a chance de DECIDIR o que é melhor para nós mesmas!

    ResponderExcluir