domingo, 26 de maio de 2013

O parto que transformou uma menina medrosa em mulher corajosa !

      Na ultima postagem eu escrevi sobre pânico do parto normal e hoje quero compartilhar aqui ,o relato de parto de uma amiga que tinha verdadeiro horror ao parto normal , eu nem consegui ser sua doula, pois ela nem falava comigo sobre o tão temido assunto , ela sempre desconversava e eu nunca quis invadir uma área tão complicada e sofrida para ela.

      Mas, passado alguns meses, eu fiquei sabendo sobre o testemunho no blog dela   http://umdiadepoisdesermae.blogspot.com.br/ então corri para ver , e eis que me deparo com este relato lindo , perfeito, um verdadeiro milagre! Eu me emocionei, chorei, sorri e vibrei com ela !

     Algumas da minhas doulandas até já conhecem, pois tivemos um evento em que eu a chamei para testemunhar, e foi uma choradeira só, gestantes, mães, doulas ...  
      
          Segue abaixo o relato de uma menina que virou mulher, de uma pessoa cheia de traumas, medos, incertezas, que foi curada por Deus e hoje fala com convicção de sua identidade, de quem ela é e no que ela acredita e que também virou uma militante do parto normal! 



Resolvi escrever esse relato mesmo já fazendo quase 3 meses que meu bebê nasceu porque percebi que minha percepção e meus sentimentos sobre o meu parto mudaram muito, então pra que eu realmente não esqueça mais quero deixar registrado aqui...

Minha segunda gestação foi bastante tranquila muito parecida com a primeira, os mesmos enjoos as mesmas indisposições o mesmo sono a mesma choradeira e também a mesma diabetes gestacional, o que não me impediu de ter uma gravidez normal graças a dieta que sempre segui com rigor meus exames estavam sempre OK.

Fiz todo o meu pré Natal pelo SUS porque estamos sem convênio médico no momento, eu agradeço imensamente a Deus por isso porque tenho certeza que se tivesse eu jamais teria vivido essa experiência do parto normal!

Os meses foram passando e eu comecei a perguntar à médica que me atendia qual seria o meu tipo de parto e se eu corria algum risco em fazer parto normal já que eu tinha feito uma cesarea anterior(MITO), ela sempre me explicou que não teria problema algum mais sempre deixava claro que pelo meu histórico de diabetes eu faria cesarea novamente.Eu nunca insisti no parto normal confesso, sempre tive medo e era até meio traumatizada pelo fato de minha mãe ter perdido um filho no parto, e claro que pelas idéias que a sociedade tem hoje de que cesarea é a melhor opção, pra que sofrer? é o que dizem né...Quando eu estava com 39 semanas e meia comecei a ter contrações várias vezes ao dia, todas irregulares mais que já encomodavam um pouco, mesmo assim eu não tinha medo e nem ficava assustada pelo contrário cada vez sentia mais vontade e curiosidade de ter um parto normal, eu fiquei muito espantada com a mudança que Deus fez em meu coração na verdade foi pra foi mim um milagre eu me sentir tão segura, já que sempre tive um medo inexplicável de passar por isso.

Dia 01 de Janeiro acordei me sentindo super bem e até mais disposta do que nos ultimos dias eu estava com 40 semanas e 3 dias de gravidez, lá pelas 13:30h eu comecei a ter as mesmas contrações de antes mais dessa vez engrenaram e vinham a cada 5 minutos, esperei até ás 19:00h mais ou menos e ai sim decidi ir para a Maternidade, tomei um banho (todas fazem isso..rsrs) e fui, demorei um pouco pra ser atendida e quando a médica me examinou disse que eu estava com 1cm de dilatação e ainda bem no início do trabalho de parto, que era pra eu ficar calma descançar e voltar quando as contrações estivessem num intervalo de 3 minutos.

Fui pra casa achando que nem com 1cm eu estava pra mim eu estava sem dilatação nenhuma, no fundo era o medo mesmo por que a hora do parto estava se aproximando e eu fiquei um pouco insegura, tentei descançar tentei comer mais nada dava jeito na minha ansiedade, as contrações continuaram a cada 5 minutos e eu não parava de contar, não conseguia desligar minha cabeça disso.Eram 3:00h da madrugada do dia 02 quando tive uma contração bem forte, fui ao banheiro e saiu um pouquinho de sangue no papel higiênico dali em diante as contrações começaram a vir a cada 3 minutos, mesmo assim esperei até às 4:45h pra sair de casa e ir pra maternidade de novo.Chegando lá a médica de plantão estava fazendo um parto bem ao lado da recepção, na sala de pré parto porque a mulher chegou com o bebe já coroando e não tinha como esperar mais, nós conseguimos ouvir os gritos dela e meu marido na primeira já tirou sarro: Nossa essa ai tá parindo o que será?! rs

Não esqueço que respondi pra ele: Olha que meus gritos podem ser até pior hein..rs

Às 6:30h da manhã a médica me examinou e disse que eu ainda estava com 1cm de dilatação mais que meu colo estava progredindo, pediu pra eu caminhar por ali durante 1 hora comer alguma coisa e voltar pra ela examinar de novo...fomos eu e meu marido andar pela rua com tudo ainda fechado fomos até uma farmácia 24h e compramos umas besteiras pra comer e voltamos pra lá, cheguei e era outra médica no plantão ela me examinou e fez o exame de cardiotóco no bebê, e depois voltou dizendo que como eu estava com as contrações bem regulares ela iria me internar e ver se meu trabalho de parto ia evoluir pra normal ou se eu teria q fazer uma cesarea, mais já avisou que ia demorar porque eu estava bem no comecinho ainda.Uma enfermeira me trouxe uma camisola e pediu pra eu me trocar, dei minhas roupas pro me marido porque eu nao poderia ficar com nada de valor pra onde eu ia, pedi pro meu marido ir embora porque como sabia que ia demorar preferi que ele ficasse em casa com meu filho pra que eu estivesse tranquila e também porque ele estava muito nervoso e com medo, sei que ele não conseguiria passar tantas horas me vendo com dor.Me despedi dele e entrei com a enfermeira no centro obstétrico que é onde ficam as mulheres já em trabalho de parto ou fazendo a indução, lá tem 4 camas lado à lado separadas apenas por uma divisória fina, tipo uma paredinha de gesso e quando eu cheguei só tinham algumas enfermeiras e duas médicas, mais logo em seguida chegou outra mãe e ficou na cama do lado, eu já tinha me acostumado com as contrações e fiquei lá só imaginando à que horas meu bebê viria, como seria chegar em casa com ele e blábláblá. ÀS 10:00h da manhã mais ou menos vieram duas enfermeiras com um soro pra colocar em mim, e eu meia espantada perguntei: Mais que soro é esse? a enfermeira respondeu: é Ocitocina pra indução do parto, seu parto será induzido e caso nas próximas horas isso não dê certo ai sim você fará cesarea.

Nesse momento eu gelei fiquei sem respirar de tanto medo, nem passava pela minha cabeça que o SUS fazia parto induzido, na minha cabeça aquilo tomava tempo e exigia gastos que o governo não estava interessado, engano meu a saúde em nosso país está muito mudada e hoje em dia todos fazem o possível pra que a mulher tenha um parto normal. Voltando ao relato....

Depois de ser colocada no soro as minhas contrações continuaram como estavam nada mudou, a moça ao meu lado também foi colocada no soro no mesmo horário que eu mais eu ouvia que ela já dava uns gemidos diferentes, comecei a ficar assustada pensando que será que estava acontecendo com a coitada.Quando eram praticamente 12:00h essa moça ao meu lado levantou de um pulo e foi pro banheiro, quando voltou ela disse pra médica: Doutora minha bolsa acabou de estourar lá no banheiro. A médica respondeu: Já vou te examinar tá! os minutos foram passando eu ouvia aquela moça ofegante segurando pra não dar um grito e pensava meu Deus cadê a médica, depois de um tempinho a médica veio examina-la e disse: Ei tem alguma enfermeira pra me ajudar aqui nesse parto? eu pensei: Parto aqui? Duas enfermeiras vieram ouvi a médica pedir pra moça fazer uma força comprida (What?), e um minuto depois ouvi o chorinho ainda engasgado da bebe dela,meu Deus chorei na hora, como pode um bebê ter nascido ali bem do meu lado? e como foi tão rapido? e como ela ficou tão bem depois de tudo? A moça foi pro quarto e eu lá pensando: Ai Jesus da minha vida, daqui a pouco sou eu né segura na minha mão Deus..rs

As horas foram passando eu lá com as contrações igualzinhas sempre suportáveis e eu achando que não estava evoluíndo em nada, eu deitava levantava andava ia ao banheiro, cochilava acordava e nada mudava pra mim, ate que às 16:40h senti minhas pernas quentinhas olhei e era água e mais água que não parava de sair, pronto até que enfim tinha acontecido algo, na hora lembrei da moça que poucos minutos depois de romper a bolsa já tinha dado a luz e imaginei será que eu sou assim? A enfermeira veio me examinou e disse: Você está com 2cm de dilatação, tá indo super bem.

O que????? super bem? eu tava lá a um tempão e só tinha 2 cm como assim, eu ia ficar quantas horas naquela agonia, naquele soro e com aquelas contrações chatas.Mal sabia eu que depois do rompimento da bolsa tudo ia mudar, bastou alguns minutos e eu percebi que minhas contrações estavam beeem mais doloridas e ao invés de eu andar e tentar fazer algo pra acelerar meu trabalho de parto não eu resolvi deitar e ficar curtindo a dor, fiquei deitada do lado esquerdo na cama e só me mexia quando a enfermeira vinha pra me examinar, naquele momento eu já tava morrendo de dor não cosegui nem sentar, fiquei nervosa e só chorava porque percebi que ainda ficaria muitas horas naquela situação, me senti sozinha e pensava: Tomara que minha dilatação não evolua pra eu ir pra cesarea de uma vez! eu esqueci de tudo que tinha pensado antes e só queria me livrar da dor, se alguém me oferecesse a cesarea naquele momento eu ia aceitar na hora, mais eu estava no SUS isso nunca ia acontecer.

Por voltas das 18:00h uma troca de plantão e com isso as enfermeiras que jé nem davam mais bola pro meu choro e pros meus gritinhos de aiaiai foram embora, pra ser sincera eu nem queria mais que me examinassem eu queria ficar ali deitada até que alguém viesse e dissesse: ela vai pra cesarea. Isso Ficava ecoando na minha cabeça e eu perdi muito com isso, perdi tempo e senti mais dor do que precisava. Uma enfermeira veio me cutucou e perguntou: Ei, você tá dormindo? não faça isso, olha eu vou aumentar um pouco teu soro pra você não ficar tão quietinha assim. Na hora eu fiquei brava, eu não queria que a dor piorasse, eu (achava) já estava no meu limite, não agentava mais tanta dor.Em seguida uma outra médica me examinou e disse: Você está evoluindo super bem, está já com 4 cm de dilatação e a poucas horas você estava só com 2, viu que ótimo! mais agora tá na hora de você ajudar o seu bebê pra que ele não tenha que fazer tanto esforço, quero que você levante e ande um pouco e depois vamos fazer uns exercícios com a bola embaixo do chuveiro, tenho certeza que você vai se sentir melhor fazendo isso.Eu fui meio que arrastada pela enfermeira eu queria ficar encolhida na cama de tanta dor, nem pensar em andar muito menos em fazer exercícios com bola nenhuma, eu pensava: Ai Deus me tira daqui!

Entrei no chuveiro Às 19:00h achando que ia ficar toda relaxada e com menos dor, mais no momento que eu sentei naquela bola parece que eu ia morrer de tanta dor, minhas costas pareciam pegar fogo e parecia que tinham me cortado ao meio, as contrações nao tinham mais intervalo nenhum , era uma dor só, eu comecei a gritar lá dentro debaixo do chuveiro sozinha, pensando que ia morrer(Nossa!).Parece exagero mais na hora era isso que eu sentia, que ia morrer que aquilo não ia acabar nunca.Fiquei lá até não aguentar mais, chamei uma enfermeira e ela disse: Nossa mais você não ficou nada ai, tente ficar mais um pouco. Eu respondi que não aguentava nem mais um segundo ali, que queria voltar pra cama.Voltei pra cama e pensei: Nossa acho que fiquei no minimo uma hora lá. Olhei no relógio e eram 19:45h, nem uma hora eu aguentei! A médica veio me examinar e disse: Que beleza está com 7 cm! vamos de volta pro chuveiro? Eu respondi quase chorando: Num quero voltar...ela disse: Então faça o seguinte, fique deitada de lado e quando as contrações vierem respire mais devagar e descansse no intervalo entre uma contração e outra, porque daqui a pouco você vai começar a fazer força. Eu pirei de medo nesse momento, pensei: Como vou fazer força com essa dor? mal consigo respirar...

Quando eram 21:15h mais ou menos senti uma vontadezinha de ir ao banheiro fazer o numero 2, pensei comigo: Era só o que me faltava morrendo de dor ter que levantar daqui pra ir ao banheiro fazer cocô, ah nãooo! Chamei a médica e disse pra ela, e o que ela me disse foi: Não é cocô é o seu bebê que está descendo, se você sentir vontade de fazer força pra fazer cocô pode fazer, se acontecer de você fazer alguma necessidade aqui não se preocupe que ninguém vai estranhar, isso acontece muito! Depois que ela saiu de perto senti mesmo uma vontade de fazer força e fiz, nossa foi impressionate senti um alívio quando fiz isso, eu começava a força e meu corpo continuava fazendo a força sozinho, dali em diante toda contração que vinha eu fazia uma força bem demorada e sentia um alívio depois. Eram 22:45h quando uma nova médica chegou no centro obstétrico e veio me examinar, ela disse: Você já está com 9 cm, agora falta pouquíssimo! Eu me animei e fiz uma força enquanto ela fazia o toque em mim, nesse momento ela percebeu que meu bebê tinha mudado de posição e já não estava na posição correta com o rostinho pra baixo, ele estava de lado.

Fiquei mais alguns minutos fazendo força com a médica observando até que ela disse: Vou tentar mudar a posição do bebê com minhas mãos enquanto você faz força, mesmo que você sinta bastante dor não pare de fazer força. Naquele momento eu só queria que ele nascesse, a dor já não era um problema pra mim, depois que comecei a fazer força eu queria que a contração viesse logo pra que aquilo acabasse.Tentamos fazer como ela disse e mesmo assim não deu pra virar o bebê, em seguida ela já disse: Vamos te dar uma analgesia pra poder tirar seu bebê com o fórceps, sem isso não vai dar certo. Fiquei aliviada realmente estava acabando e logo meu filho estaria comigo, agradeci a Deus por tudo ter dado certo até ali, e que ele continuasse cuidando de nós.

Entrei na sala de parto por volta das 23:00h mais como a vontade de fazer força não passava demoru um pouco pra eu conseguir relaxar pra tomar a anestesia, fui anestesiada deitei e não senti mais nada, a médica fez o corte de episiotomia e em seguida colocou o forcéps, a pediatra ficou com a mão na minha barriga pra ver quando eu teria a proxima contração, não demorou muito e ela me disse pra fazer a maior força de todas que já tinha feito, eu fiz toda a força que podia, e senti como se minha barriga tivesse murchado, abri os olhos e ele estava bem ali na minha frente, demorou tanto mais depois saiu tão rápido que eu nem acreditei, todos na sala me deram parabéns dizendo que ele era um bebezão, a médica me perguntou o nome dele e eu disse: Benjamin!.Ele nem chorou e eu logo vi que era a cara do meu outro filho, era indêntico lindo.Chorei alíviada por ter acabado e contente por ter superado todos os meus traumas.Fiquei mais alguns minutos alí com a médica fazendo os pontos no corte da episio, não sei quantos pontos foram mais pra mim demorou uma eternidade, depois que tudo acabou eu sentia como se pudesse voltar pra casa naquela hora, fui pra uma sala de observação onde me trouxeram ele todo quietinho, fui pro quarto e meu marido veio em seguida a primeira coisa que ele me disse foi: Nossa! você fez parto normal viu só, eu disse que você conseguia! a felicidade dele por eu ter conseguido foi tanta, que parecia uma conquista dele e não minha..rs

As horas seguintes foram tranquilas e cada vez que eu me lembrava de como tudo tinha acontecido eu sentia um orgulho de mim, o sentimento que eu tive logo que ele nasceu foi de: Nossa como eu sou forte, nossa como eu aguentei toda aquela dor, meu Deus como o nosso corpo é perfeito! Eu me senti a mulher mais importante do mundo, me senti a pessoa mais abençoada de todas, venci todos os meus medos, passei por cima de mitos que estavam encalacrados na minha cabeça, eu me senti vencedora!Senti não só fisicamente mais também emocionalmente mais forte, me senti mais preparada pra cuidar do meu filho e principalmente senti o imenso amor de Deus pela minha vida e pela vida do meu filho, por ter tido a oportunidade de sentir essa emoção de além de gerar um filho saber que ele nasceu no momento que Deus tinha escolhido pra ele, e não o momento que o médico marcou na agenda como foi do meu primeiro filho que nasceu de cesarea por pura vaidade minha, um pouco de medo mais no fundo pura vaidade, pra não querer ficar esperando mais algumas semanas já que eu tinha tudo pronto, por não querer ficar horas e horas esperando por parto normal, não critíco quem fez cesarea por uma necessidade, mais quem fez como eu que sempre que me perguntavam porque ele tinha nascido de cesarea eu já tinha a resposta na ponta da lígua: Eu não tive dilatação! fazer cesarea só pra ter o pai ao lado segurando a sua mão, isso não fez a menor diferença pra mim, estar sozinha não foi um problema pois sei que Jesus estava lá segurando minha mão, e eu não precisei de mais nada pra me dar forças, em minha cabeça vinham pensamentos de que eu não ia conseguir mais em minha gestação tive pessoas carinhosas que me dizizm: Vá em frente Você vai conseguir, tenho certeza, Deus preparou você e seu corpo pra isso! Era nisso que eu pensava, era disso que eu me lembrava e bastou, se eu não tive ninguém ao meu lado foi porque Deus não achou necessario, as únicas coisas que eu precisava estavam lá e é assim que as mulheres devem pensar, quem disse que a dilatação não vem?quem disse que não dá pra induzir o parto? quem disse que o SUS não tem recursos? quem disse isso pra você, nunca esteve aqui no seu lugar, essas frases vinham em meu pensamento e eu fui ficando cada vez mais forte, Ah! se eu soubesse que seria assim eu jamais teria feito cesarea, até já pedi perdão pro meu filho por ter tirado ele da barriga desnecessariamente e antes da sua hora. Quando contei como foi meu parto muitos disseram: Ah! mais você ficou 13 horas em trabalho de parto? Nossa! coitada de você! Se eu fiquei todo esse tempo é porque isso era pra ter sido assim, foi esse o tempo que meu filho precisou pra vir ao mundo, não questiono mais as coisas, emesmo sabendo que a unica pessoa que pode questionar tudo isso sou eu, eu não questiono porque foi de grande valor pra mim passar por essa experiência, mudou minha forma de pensar, de agir, de falar, mudou minhas expectativas mudou minha fé, mudou tudo em mim. Eu agradeço à Deus todos os dias, agradeço ao meu marido que sempre orou e sempre sonhou ter um filho de parto normalporque de certa forma ele sabia que isso me faria bem, agradeço ao meu filho por isso, agradeço a você por ter lido isso até o fim porque se você leu tuuudo isso com certeza foi por um propósito, acredite. Espero ajudar mamães medrosas como eu ERA, e futuras mamãe a se encherem de coragem e força. Que Deus abençoe todos!



Flavia.


Assim somos nós, nas mãos do Nosso Deus !

2 comentários:

  1. Nunca imaginei que um dia fosse compartilhar esse milagre com alguém mais Deus me deu esse presente, essa cura e eu quero mesmo mostrar pra todo mundo..rs
    A unica coisa de que me arrependeo foi de ter evitado esse assunto com você Carla pois ia ser maravilhoso ter tido uma doula ao meu lado, mais como eu disse Jesus estava lá e isso me bastou. Obrigada pelo carinho de postar aqui, que muitas possam ler esse relato e não só chorar e se emocionar mais também sonhar em viver esse momente lindo especialmente preparado por Deus. Amo muito a sua vida Carla, obrogada pelo carinho mais uma vez.Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Flavinha! Que o seu testemunho sirva para encorajar e incentivar as gestantes p esse momento mágico , perfeito, realmente um milagre da vida! Parabéns por sua coragem de enfrentar e expor os seus sentimentos e medos mais profundos para edificar outras vidas!

    ResponderExcluir