terça-feira, 7 de maio de 2013

Precisamos reverter essa triste realidade em nosso país !


8    fev 201213 Comentários

Partos Normais x Partos por Cesarianas

Temos visto o Brasil atingir o topo de centenas de índices, na economia, nos esportes, na cultura e em muitos outros lugares. Mas, infelizmente um índice não é muito agradável de se divulgar.
O Brasil é o país com maior índice de partos por cesariana no mundo.
Isso é uma grande preocupação para os governantes e para as famílias.
Para cada 1% que se cresce no índice de partos por cesariana, o custo operacional para o país e para a sociedade é aumentado em US$ 9,5 milhões. (*)
Uma em cada 1000 mulheres morre em partos por cesariana (**)
Na América Latina estima-se um número de 850.000 partos por cesariana desnecessários e o Brasil tem o índice de 32% bem acima dos Estados Unidos e todos os outros países latino americanos.(***). O Organização Mundial de Saúde desde 1985 recomenda que este número não ultrapasse 15%.
A situação piora mais ainda se formos comparar os partos feitos na rede de atendimento particular o que atinge níveis assustadores  em relação a pesquisas realizadas em outros países.
Estes números realmente são bastantes preocupantes e não podem continuar em ascensão, para tanto o Governo Brasileiro encomendou uma pesquisa para saber os motivos de tais números.
A busca cada vez maior pelas futuras mamães pelo parto por cesariana deve levar em conta alguns fatores que diferenciam a qualidade de vida do futuro filho e que podem influenciar sensivelmente o crescimento e a evolução da criança, como por exemplo a queda no aleitamento materno que, reconhecidamente é um dos maiores problemas na saúde das crianças.
Os quatro principais motivos que levam as mulheres a decidirem pelo parto de cesariana são :
Medo do parto/ medo da dor
Medo de lesão fetal
Medo de lesão genital/ disfunção sexual
Experiências anteriores traumáticas
Modificações culturais – tecnologia como bem de consumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário