domingo, 2 de junho de 2013

Uma cascata de intervenções !

No último post eu relatei uma intervenção desnecessária que gerou uma cesárea de "emergência???"  Então vou tentar explicar aqui de uma forma bem simples porque uma intervenção desnecessária gera uma cascata de intervenções, tipo efeito dominó .

Imaginem um parto domiciliar em que a mãe está sendo bem assistida, ao lado de pessoas que a amam e que não irão forçar uma situação que a gestante não pediu ou não escolheu daquela forma. Vou deixar bem claro aqui que estou falando de um parto saudável, em que mãe e bebê estão sendo monitorados, e tudo vai muito bem obrigada! É óbvio que incidentes acontecem e podemos precisar sim de intervenções NECESSÁRIAS! 

Agora, imaginem uma mãe chegando em uma maternidade, dessas que nós conhecemos muito bem, um local onde 90% acabam em cirurgia, onde plantonistas só querem terminar o mais rápido possível o seu trabalho, não consigo nem explicar o porquê, se eles estão de plantão, eles deveriam ter todo o tempo do mundo, mas enfim, esta é a nossa realidade. Continuando... então essa parturiente chega no hospital ainda na fase latente, que é o início do TP mais ou menos com 4cm de dilatação, uma gestante que não foi informada, que não sabe o que está acontecendo com o seu corpo, assustada, sem saber o que fazer . Colocam ela na cadeira de rodas (1° intervenção) , vão examiná-la e ela vai p o C.O. e dizem para o acompanhante ficar do lado de fora que na hora do nascimento eles virão chamá-lo, quanta bondade, (segunda intervenção), aí começam os preparativos, tricotomia, lavagem intestinal, colocam o sorinho e orientam que ela fique deitada (mais quatro intervenções), tudo isso foi feito porque são "normas" do hospital, eles fazem dessa forma porque fazem!

Nesta hora, o TP é interrompido, pois tiraram o direito ao seu acompanhante, ela está insegura, frágil, com frio e com medo e deitada por imposição, o seu corpo já não libera mais a ocitocina("hormônio do amor", que faz com que seu útero contraia)e sim está cheio de adrenalina, e ocitocina e adrenalina nunca andam juntos, se um sobe o outro desce! Então a equipe decide dar uma ajudinha, pois está demorando demais e as contrações diminuiram muito! Começa a indução com a ocitocina sintética(sétima intervenção)o que torna as contrações muito mais doloridas, então a gestante não suporta mais tanta dor e não tem uma mão amiga que ela possa segurar, eles oferecem analgesia (oitava intervenção), "que alívio, que equipe maravilhosa!" 
Chega a dilatação total que é 10 cm e eles orientam que ela empurre o bebê. Empurrar como? Ela não sente nada da barriga p baixa, então eles indicam à ela a hora certa de empurrar( nona intervenção) , o bebê não desce, então o médico pede que alguém, uma enfermeira ou o próprio anestesista empurre o bebê com os cotovelos, que se chama manobra de Kristeller, uma intervenção  violenta e antiquada que pode levar à ruptura uterina, que se eu não me engano já foi proibida,mas ainda é muito usada (décima intervenção), ainda assim o bebê não desce, a mãe "não sabe" fazer a força certa! Mais uma tentativa, vamos usar o fórceps(décima primeira intervenção), mas antes devemos fazer uma episiotomia que é o corte vaginal (décima segunda intervenção).

Então o bebê nasce, mostram por 5 segundinhos para a mãe, mais uma vez quanta bondade! E é levado para ser examinado, e fazer todos os procedimentos de praxe, e volta para os braços da mãe depois de uma 3 ou 4hs, para finalmente ser amamentado! (décima quarta, quinta , sexta...)

Depois de tudo isso, a gestante vai narrar o seu parto para família e amigos com lágrima nos olhos após tanto sofrimento e ouve a frase: Viu, não falamos que a cesárea seria muito melhor e mais fácil?

E, assim , acaba nossa história... claro que não será sempre dessa forma, alguma coisa ou outra será mudada, as intervenções podem ser outras como a ruptura da bolsa, ou não  chegar a tanto extremo, ou realmente acabar em uma cesárea! Aí, a gestante ouviria:" sofreu tanto e acabou em cesárea!"

E também tenho a história de uma gestante que tinha uma doula , foi bem instruída, fez seu plano de parto, mas foi totalmente desrespeitada e ameaçada... mas isto fica para a próxima postagem!

Carla Bichara


Nenhum comentário:

Postar um comentário