terça-feira, 9 de julho de 2013

Para não deixar dúvidas...


A dor no parto normal

Quando pensamos na dor, tendemos a achar que algo de ruim está acontecendo. A dor nos avisa, é o sinal do corpo para que algo seja feito. Os nascimentos, assim como as grandes transformações psíquicas humanas, estão ligados a “dores”. Assim, as atribulações e dores do nosso tempo são expressas nos momentos que antecedem o nascimento.
Todo parto remete ao próprio nascimento. Ao dar à luz, a mãe “revive” o trauma de sua própria chegada ao mundo. Esta dor traduz “dores” que trazemos ocultas dentro de nós e, a cada contração, revela sofrimentos embutidos da própria pessoa e que podem ser transformadas. (Thérèse Bertherat, Quando o Corpo Consente).
A cada contração, o colo do útero se dilata mais um pouco e há a distensão de diversas estruturas no canal de parto. A contração em si não é dolorosa, são os encurtamentos musculares que podem ser dolorosos. A dor inicialmente pode ser como uma espécie de cólica, ou uma pressão sobre o abdômen e nos quadris ou sobre a parte inferior das costas e na raiz das coxas ou ainda uma combinação destas várias dores. As dores podem ir se intensificando com o avanço do trabalho de parto. Durante o trabalho de parto, produzimos a endorfina, hormônio sedativo da dor.
A dor varia enormemente entre as mulheres: para algumas, é insuportável e outras juram não sentir nada. A expectativa da mulher, o medo de perder o controle sobre seu próprio corpo e acreditar que a dor será insuportável, e precisará de anestesia, podem contribuir para o aumento de dor. As contrações são dolorosas e desafiadoras. É quase sempre o medo e a angústia que provocam a dor e assim forma-se o ciclo tensão-medo-dor.
Para administrar a dor, é necessário manter um ambiente calmo, quieto, com pouca luz, diminuindo a função do neocórtex, responsável pelos pensamentos e raciocínio lógico, e deixar as estruturas cerebrais primitivas entrarem em ação para liberar os hormônios necessários (Michel Odent). A mulher deve sentir-se segura e acompanhada somente por quem ela desejar. Mudar de posição ajuda a descobrir aquela que mais alivia a dor, além de ajudar no trabalho de parto. A respiração ajuda a concentrar e não pensar na dor.
A dor ajuda a sentir o que está acontecendo, a contração é sinal de progresso de que o fim do processo está mais próximo. Preparar-se emocionalmente e mentalmente ajuda a diminuir a dor: “Ah essa contração foi muito boa!  Ajudou o bebê a avançar”.
(texto escrito por Sandra Sisla – Fisioterapeuta e Educadora Perinatal)

A intensidade da dor é relativa e depende de mulher p mulher. não tem como se "medir" a dor de parto e nem dor alguma. tem pessoas que suportam melhor ... Eu já atendi meninas que na fase latente choravam de dor e outras que estavam na fase de transição com dor , mas aguentando firmes, e tb já vi gestantes chegando no hospital no período expulsivo sem dor alguma, sem saber que estava em TP avançado! 

O que eu tenho percebido nos meus atendimentos, é que quanto mais preparada a gestante está fisica e psicológicamente, ela consegue lidar melhor com a dor e o processo. Infelizmente, algumas vezes as gestantes chegam na maternidade que eu sou voluntária, apavoradas e recebendo o parto normal como um castigo  dos médicos ou dizendo " se eu tivesse dinheiro teria pago uma cesárea!"  Aí é realmente complicado, elas sofrem muito e na maioria das vezes, quando elas realmente não ouvem quando dizemos que o parto  é o melhor p elas e p seus bebês, e que elas são abençoadas por terem esse privilégio, o TP para no meio do caminho e acaba em intervenções e muitas vezes em cesáreas... Por isso , sempre digo que o conhecimento é tudo !
E ainda temos os métodos não-farmacológicos para aliviar as dores como massagens, banhos quentes (chuveiro ou banheira), bola de fisioterapia, algumas posições (ficar deitada de barriga p cima, é a pior de todas) , respiração como já foi citado, e todo o carinho , amor e respeito que a gestante merece neste momento tão especial de sua vida...
Lembrar de respirar sempre calma e profundamente!
Posições que trazem conforto...


O banho ajuda relaxar a musculatura

O melhor analgésico de todos!

O cavalinho com a massagem também ajuda muito...

Dispensa explicações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário